26 de jun. de 2009

Romero Cavalcanti


autoretrato

Romero Cavalcanti, ilustrador e artista plástico paraibano que tem um trabalho extenso criando cartazes para peças de teatro. Entre eles está o famoso cartaz da estreia da Ópera do Malandro (1978), de Chico Buarque, representado duas faces de uma época: a ditadura de Getúlio Vargas e a vida boémia do malandro carioca. A forma como o Romero mostra, esses dois lados em uma única face, sugere que o próprio Getúlio seria um malandro . Esse cartaz é um caso raro em que foi possível se oferecer uma leitura complementar e não apenas uma visão literal da peça, já que a opera não trata da ditadura de Getúlio.
A Sociedade dos Ilustradores do Brasil resume a carreira de Romero, em texto para anunciar sua palestra, dessa forma :
Um dos ilustradores mais conceituados do país. No final da década de 70 criou alguns cartazes para teatro que se tornaram quase tão célebres como os espetáculos que anunciavam. Mais de vinte deles estão na coleção da Biblioteca do Congresso em Washington, EUA. Participou de diversas bienais internacionais de cartazes. Expôs em coletivas importantes como a Brazil Design, em Nova York; fez ilustrações para o Jornal do Brasil; produziu uma série de colagens digitais para animações de produções da TV Globo (entre elas para A Grande Família); criou inúmeras capas de disco, para a SomLivre / Sigla; e ilustrou dezenas de livros.
Romero sempre se revelou um ilustrador versátil, trabalhando diferentes técnicas e estilos, dominando inclusive a técnica do recorte de papel (ver autoretrato).
Com a introdução da tecnologia digital, no anos 90, Romero adiciona o Photoshop e Illustrator ao seu repertório de ferramentas, produzindo desenhos vetoriais, que muitas vezes parecem dar continuidade ao seu trabalho de recorte de papel. Além disso, ele cria um novo estilo próprio através dos recursos de manipulação fotográfica e desenho do Photoshop.
Flickr do Romero Cavalcanti.


Cartaz da Ópera do Malandro (1978)




Detalhe do cartaz para a peça 'Irma Vap'



Fotomontagem de figura e fundo, Petrobrás, 2007


Fotomontagem para"Contos fantásticos no universo de Borges", 2005



Manipulação fotográfica e desenho com Photoshop, 2003



FIguras recordadas a partir de fotos de revistas, exposição Forma de Desejo, 2009